MINIST\u00c9RIO DA FAZENDA<\/p>\n
SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL<\/p>\n
PARECER NORMATIVO N\u00ba 10, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014<\/p>\n
DOU de 21\/11\/2014 (n\u00ba 226, Se\u00e7\u00e3o 1, p\u00e1g. 14)<\/p>\n
Assunto. Adicional da al\u00edquota da COFINS-Importa\u00e7\u00e3o estabelecido pelo \u00a7 21 do art. 8\u00ba da Lei n\u00ba 10.865, de 2004.<\/p>\n
Ementa.<\/p>\n
O adicional de al\u00edquota da COFINS-Importa\u00e7\u00e3o estabelecido pelo \u00a7 21 do art. 8\u00ba da Lei n\u00ba 10.865, de 2004:<\/p>\n
Na hip\u00f3tese de a COFINS-Importa\u00e7\u00e3o ser apurada mediante a aplica\u00e7\u00e3o de al\u00edquota espec\u00edfica, o adicional deve ser calculado com base no valor aduaneiro do bem importado, conforme inciso I do art. 7\u00ba da Lei n\u00ba 10.865, de 2004;<\/p>\n
O pagamento do adicional da COFINS-Importa\u00e7\u00e3o de que trata o \u00a7 21 do art. 8\u00ba da Lei n\u00ba 10.865, de 2004, n\u00e3o gera para seu sujeito passivo, em qualquer hip\u00f3tese, direito de apura\u00e7\u00e3o de cr\u00e9dito da COFINS.<\/p>\n
Dispositivos Legais: Lei n\u00ba 10.865, de 30 de abril de 2004, art. 8\u00ba; Medida Provis\u00f3ria n\u00ba 540, de 2 de agosto de 2011, arts. 7\u00ba a 10, 21 e 23; Lei n\u00ba 12.546, de 14 de dezembro de 2011, art. 21; Medida Provis\u00f3ria n\u00ba 563, de 3 de abril de 2012, art. 43; Lei n\u00ba 12.715, de 17 de setembro de 2012, art. 53; Medida Provis\u00f3ria n\u00ba 612, de 4 de abril de 2013, art. 18; Lei n\u00ba 12.844, de 19 de julho de 2013, art. 12.<\/p>\n
Relat\u00f3rio<\/p>\n
Cuida-se de analisar as caracter\u00edsticas da incid\u00eancia do adicional da al\u00edquota da Contribui\u00e7\u00e3o Social para o Financiamento da Seguridade Social devida pelo Importador de Bens Estrangeiros ou Servi\u00e7os do Exterior (COFINS-Importa\u00e7\u00e3o) institu\u00eddo pelo \u00a7 21 do art. 8\u00ba da Lei n\u00ba 10.865, de 30 de abril de 2004.<\/p>\n
Fundamentos<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – As contribui\u00e7\u00f5es ser\u00e3o calculadas mediante aplica\u00e7\u00e3o, sobre a base de c\u00e1lculo de que trata o art. 7\u00ba desta Lei, das al\u00edquotas de:<\/p>\n
I – 1,65% (um inteiro e sessenta e cinco cent\u00e9simos por cento), para o PIS\/Pasep-Importa\u00e7\u00e3o; e<\/p>\n
II – 7,6% (sete inteiros e seis d\u00e9cimos por cento), para a COFINS-Importa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
………………………………………………………………………………………<\/p>\n
I – nos c\u00f3digos 3926.20.00, 40.15, 42.03, 43.03, 4818.50.00, 63.01 a 63.05, 6812.91.00, 9404.90.00 e nos Cap\u00edtulos 61 e 62;<\/p>\n
II – nos c\u00f3digos 4202.11.00, 4202.21.00, 4202.31.00, 4202.91.00, 4205.00.00;<\/p>\n
III – nos c\u00f3digos 6309.00, 64.01 a 64.06; e<\/p>\n
IV – nos c\u00f3digos 94.01 a 94.03.”<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – ………………………………………………………………………..<\/p>\n
………………………………………………………………………………………<\/p>\n
I – nos c\u00f3digos 3926.20.00, 40.15, 42.03, 43.03, 4818.50.00, 63.01 a 63.05, 6812.91.00 e 9404.90.00 e nos cap\u00edtulos 61 e 62;<\/p>\n
II – nos c\u00f3digos 4202.11.00, 4202.21.00, 4202.31.00, 4202.91.00 e 4205.00.00;<\/p>\n
III – nos c\u00f3digos 6309.00 e 64.01 a 64.06;<\/p>\n
IV – nos c\u00f3digos 41.04, 41.05, 41.06, 41.07 e 41.14;<\/p>\n
V – nos c\u00f3digos 8308.10.00, 8308.20.00, 96.06.10.00, 9606.21.00 e 9606.22.00; e<\/p>\n
VI – no c\u00f3digo 9506.62.00.”<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – ……………………………………………………………………….<\/p>\n
…………………………………………………………………………………….<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – ……………………………………………………………………….<\/p>\n
……………………………………………………………………………………<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – ……………………………………………………………………….<\/p>\n
………………………………………………………………………………………<\/p>\n
“Art. 8\u00ba – ……………………………………………………………………….<\/p>\n
…………………………………………………………………………………….<\/p>\n
“Art. 15 – As pessoas jur\u00eddicas sujeitas \u00e0 apura\u00e7\u00e3o da contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e da COFINS, nos termos dos arts. 2\u00ba e 3\u00ba das Leis n\u00bas 10.637, de 30 de dezembro de 2002, e 10.833, de 29 de dezembro de 2003, poder\u00e3o descontar cr\u00e9dito, para fins de determina\u00e7\u00e3o dessas contribui\u00e7\u00f5es, em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s importa\u00e7\u00f5es sujeitas ao pagamento das contribui\u00e7\u00f5es de que trata o art. 1\u00ba desta Lei, nas seguintes hip\u00f3teses: (Reda\u00e7\u00e3o dada pela Lei n\u00ba 11.727, de 2008).<\/p>\n
(…)<\/p>\n
(…)<\/p>\n
(…)<\/p>\n
(…)<\/p>\n
Art. 17 – As pessoas jur\u00eddicas importadoras dos produtos referidos nos \u00a7 \u00a7 1\u00ba a 3\u00ba, 5\u00ba a 10, 17 e 19 do art. 8\u00badesta Lei e no art. 58-A da Lei n\u00ba 10.833, de 29 de dezembro de 2003, poder\u00e3o descontar cr\u00e9dito, para fins de determina\u00e7\u00e3o da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e da COFINS, em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 importa\u00e7\u00e3o desses produtos, nas hip\u00f3teses:<\/p>\n
(…)<\/p>\n
(…)<\/p>\n
i – somente h\u00e1 direito de creditamento se houver efetivo pagamento da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep-Importa\u00e7\u00e3o e da COFINS-Importa\u00e7\u00e3o em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 importa\u00e7\u00e3o (Lei n\u00ba 10.865, de 2004, art. 15, \u00a7 1\u00ba);<\/p>\n
ii – a regra geral \u00e9 que o cr\u00e9dito, quando permitido, seja calculado pela aplica\u00e7\u00e3o das al\u00edquotas modais da Contribui\u00e7\u00e3o para o PIS\/Pasep e da COFINS previstas, respectivamente, no caput<\/em> do art. 2\u00ba da Lei n\u00ba 10.637, de 2002 (1,65% (um inteiro e sessenta e cinco cent\u00e9simos por cento)), e no caput<\/em> do art. 2\u00ba da Lei n\u00ba 10.833, de 2003 (7,6% (sete inteiros e seis d\u00e9cimos por cento)) (Lei n\u00ba 10.865, de 2004, art. 15, \u00a7 3\u00ba);<\/p>\n iii – somente nas hip\u00f3teses expressamente previstas, o cr\u00e9dito, quando permitido, pode ser calculado pela aplica\u00e7\u00e3o de al\u00edquotas diferentes daquelas mencionadas no item precedente (exemplificativamente, Lei n\u00ba 10.865, de 2004, art. 15, \u00a7 8\u00ba e art. 17, \u00a7\u00a7 2\u00ba e 5\u00ba).<\/p>\n Conclus\u00e3o<\/p>\n \u00c0 considera\u00e7\u00e3o superior.<\/p>\n RONI PETERSON BERNARDINO DE BRITO – Chefe da Direi<\/p>\n De acordo. Encaminhe-se ao Subsecret\u00e1rio de Tributa\u00e7\u00e3o e Contencioso (Sutri).<\/p>\n FERNANDO MOMBELLI – Coordenador-Geral da Cosit<\/p>\n De acordo. Encaminhe-se ao Secret\u00e1rio da Receita Federal do Brasil, para aprova\u00e7\u00e3o.<\/p>\n PAULO RICARDO DE SOUZA CARDOSO – Subsecret\u00e1rio de Tributa\u00e7\u00e3o e Contencioso (Sutri)<\/p>\n (Fonte: Receita Federal do Brasil, 21\/11\/2014)\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" MINIST\u00c9RIO DA FAZENDA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL PARECER NORMATIVO N\u00ba 10, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2014 DOU…<\/p>\n","protected":false},"author":1,"featured_media":106,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"_mi_skip_tracking":false,"footnotes":""},"categories":[1],"tags":[],"_links":{"self":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/105"}],"collection":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/1"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=105"}],"version-history":[{"count":0,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/105\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/106"}],"wp:attachment":[{"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=105"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=105"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"http:\/\/www.rota46.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=105"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}\n
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